Consultora Carmen Rossana Carrijo
A atualidade traz um cenário globalizado e exigente de resultados rápidos na gestão dos negócios de maneira que as empresas reconheçam a importância de gerir seu capital intelectual construindo a interseção entre pessoas e negócio
As empresas passaram a investirno líder contemporâneo,preparando-o para assumir a responsabilidade de gerenciar equipes de trabalho, com o desafio de promover desenvolvimento de competências que as impulsione para resultados eficazes.
Desta forma, se torna uma prioridade para os líderes o investimento no desenvolvimento de suas habilidades e atitudes.Este auto gerenciamentoé fundamental para que este líderconsidere e reconheça o talento individual de cada lideradoincentivando-os ase tornarem participativos e conscientes das responsabilidades exigidas no desempenho de suas funções e, assim, crescerem pessoal e profissionalmente.
O Lídertem como foco o desempenhodirecionado para o futuro com o desenvolvimentodo senso de responsabilidade e compromisso com os resultados. Oprocessode aprendizagemdeve ser caracterizado como uma propostapara cada liderado, conforme suas necessidades de adequação em seu perfil técnico e comportamental.
Esse relacionamento,construído a partir da abertura para o diálogo se caracteriza no processo de feedback com o estabelecimento da comunicação,com a expressão clara dos valores, percepções e o compartilhamento da mesma visão e objetivos, voltados para a definição de propositivas e construção de um plano de ação.
Assim, diante de tais questões podemos concluir e reafirmar que gestão de pessoas deve ocupar o lugar mais estratégico em qualquer empresa, independentemente de seu porte. Os líderes devem abrir espaço para o desenvolvimento de suas equipes e se preparar para se tornar o líder do futuro.