Consultora Tatiana Buitrago
Assim como as cores transmitem certos significados ao cérebro humano, a tipografia tem o mesmo efeito. É importante conhecer a psicologia das fontes, pois elas também transmitem a personalidade da marca.
· Fonte serifada/Serif
· A clássica fonte serifada transmite tradicionalismo, respeito e estabilidade. Por ser uma das mais antigas formaS de escrita, transmite ao público confiança e competência. Pode ser usada em logOtipos clássicos, corpo de texto e materiais impressos.
· Fonte com serifa grossa/Slab Serif
· Transmite uma personalidade arrojada, forte, sólida e contemporânea. É uma fonte impactante. Pode ser usada em logotipos e títulos.
· Fonte não serifada/Sans-serif
· A sans-serif é simples, direta e objetiva. Além disso, transmite a mensagem de que a marca é moderna e convidativa. É usada em logotipos, corpos de texto, materiais digitais e pequenos textos.
· Fonte script/Cursiva
· As fontes script são decorativas e transmitem elegância, graciosidade, criatividade e até mesmo feminilidade. É bastante útil quando queremos demonstrar afeto, aconchego ou conforto. É principalmente usada em logotipos, títulos e convites de casamento.
· Fonte Display/Fantasia
· Estas fontes são excêntricas e expressivas. Costumam ser usadas em tamanhos maiores e têm a função de chamar a atenção e a curiosidade. É uma fonte excêntrica e não convencional.
· Fontes em negrito
· Transmitem masculinidade, rigidez e impacto.
· Fontes em itálico
· Assim como as fontes script, estas são decorativas, transmitem dinamismo, coloquialismo e ênfase. Por isso, pode-se usar em convites, destaques no corpo de texto e títulos.
Aproveite o poder da tipografia a favor da sua marca e transmita a mensagem certa ao seu público!