Consultora Tatiana Buitrago
No design de marcas todos os elementos são projetados com o objetivo de resumir visualmente a mensagem que a empresa deseja transmitir.
A forma de um logotipo ajuda a criar conexões emocionais e psicológicas mais claras entre a sua marca e os consumidores.
Por isso é importante entender o que cada forma diz e compreender como você pode usá-la no seu design.
QUADRADOS E RETÂNGULOS: geram a sensação de segurança e confiança. As linhas e ângulos retos representam profissionalismo, resistência, realismo, racionalidade. Inspiram força, estabilidade. solidez e organização.
CÍRCULOS: são símbolos de estabilidade, colaboração, perfeição, criatividade. Os logotipos circulares são projetados para serem acolhedores, positivos e focados em uma mensagem de união e comprometimento.
TRIÂNGULOS: são associados a dinamismo, poder, eficiência, inovação, modernidade, vitalidade, tecnologia, energia, crescimento e sabedoria. Aqui consideramos também todas as formas angulares.
CURVAS: representam movimento e emoções positivas, como felicidade e alegria. Tendem a ser vistas como femininas, por isso são muito usadas em marcas voltadas para esse público.
Aproveitar a psicologia das formas nos logotipos vai além de simplesmente encher o design com formas que você gosta.
O projeto deve considerar os valores e as características mais relevantes da marca para maximizar o seu impacto.
Agora reflita: as formas da sua marca combinam com o seu objetivo?