Consultora Larissa Fernandes
O planejamento e controle financeiro é fundamental, para isto é necessário entender e classificar todas as despesas em despesas fixas e despesas variáveis.
As despesas estão ligadas com os gastos relacionados a administração da empresa e com os gastos de produção/venda do meu produto e/ou serviço.
A partir da visão separadamente das despesas, pode-se identificar pontos de melhoria e traçar estratégias para seu negócio, como identificar quais podem ser reduzidas ou eliminadas. É possível obter respostas ao visualizar separadamente cada despesa.Como exemplo: “o valor das minhas obrigações mensais corresponde a “X” independente das minhas vendas ou da minha prestação de serviço”.
A diferença entre as despesas fixas e despesas variáveis:
- Despesas fixas: classificamos estas como toda a despesa que não está ligada diretamente com a produção ou a venda do meu produto. Ou seja, esta despesa não varia de acordo com a minha produção ou com a venda do meu produto. Desta forma ela é uma obrigação independente do que se produziu ou vendeu. Exemplos de despesas fixas: aluguel, água, funcionários, seguros, telefone, internet e outros.
- Despesas variáveis: classificamos estas como toda a despesa ligada diretamente a produção ou a venda do meu produto. Ou seja, esta despesa varia de acordo com a minha produção e/ou com a venda do meu produto. Exemplos de despesas variáveis: comissão de vendas, combustível, matéria-prima, embalagens e outros.