Treinar Virtual - Gestão Empresarial
Artigos A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA PARA SUA EMPRESA

Revista Conexão Comércio

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA PARA SUA EMPRESA

Ao longo dos anos, percebemos que as empresas vêm buscando cada vez mais aprimorar os seus recursos humanos e tecnológicos, visando conquistar competitividade no mercado. Sabemos que hoje o fator de sucesso dos negócios é ter um diferencial na prestação dos serviços ao cliente. Com isso, se tornou necessário readequar a organização da empresa para acompanhar movimento.

Desde então, muitos empresários contam com auxílio de profissionais independentes ou empresas de consultoria em gestão. Consideramos abaixo alguns fatores que fazem com que as empresas precisem de uma ajuda externa para melhorar sua organização, reestruturando seus processos internos, tornando-os eficientes e, consequentemente, melhorando os resultados financeiros da empresa.

MUDANÇA DE CULTURA – Consultores são pessoas ou equipes externas, sem vínculo com a organização, que atua de forma imparcial nas soluções dos problemas. Com isso, não há coleguismo com os funcionários, mas sim um relacionamento profissional, que tem por objetivo implementar planos de trabalho e metas.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA – A ausência de mão de obra qualificada e/ou multifuncional são fatores que impedem a melhoria da Gestão Empresarial.

FALTA DE EXPERIÊNCIA – Os empresários normalmente têm a percepção do que se deve fazer para melhorar os resultados da empresa. Entretanto, não tem experiência suficiente e/ou nem profissionais qualificados para colocar em prática essas mudanças. Afinal, são poucos empresários que já passaram por situações adversas em diferentes empresas.

FALTA DE PLANEJAMENTO – Empresas que cresceram muito rápido podem ter gargalos nos processos, o que futuramente pode causar problemas para o cliente.

FALTA DE TEMPO – Muitos empresários não têm tempo para se decidirem à estratégia do seu negócio (grandes negociações), pois muitos deles estão focados na operação do trabalho (dia a dia).

Normalmente as empresas de médio e grande porte utilizam consultorias em demandas específicas ou serviços setorizados para ajustar o crescimento. Já as pequenas empresas optam por uma reestruturação organizacional para se adequar ao mercado competitivo. O mais importante é contratar os serviços dos profissionais que tenham experiência na demanda solicitada e que consigam transmitir de forma clara a mudança na cultura da empresa.

É bom sempre lembrar que “não há nada tão bom que não possa melhorar”.
Assim, no mundo em constantes mudanças, é preciso que as empresas busquem profissionalizar suas equipes cada vez mais e modernizar seus processos.