Treinar Virtual - Gestão Empresarial
Notícias 7 DICAS PARA VOCÊ FICAR MAIS CRIATIVO

7 DICAS PARA VOCÊ FICAR MAIS CRIATIVO

Você sabia que existe a possibilidade de treinar a criatividade? Para quem desconhece, a criatividade não é apenas um dom, e sim um processo que pode ser trabalhado. Basta colocá-la em prática para estimular o cérebro, ter boas ideias, e se tornar uma pessoa criativa. Como dizia Walt Disney: “Criatividade é igual ginástica: quanto mais se exercita mais forte fica”. Por isso, quero compartilhar com vocês algumas dicas para você treinar o seu cérebro e se tornar uma pessoa ainda mais criativa.

OBSERVE: Ser um bom observador está intimamente ligado ao dom da criatividade. Se você não tem o hábito de observar tudo que o rodeia, faça isso como exercício. Há, e observe com senso crítico. Isto pode fazer toda a diferença. Atente-se para os detalhes das construções, dos símbolos nas placas de trânsito, as características das pessoas em sua volta, etc... Quando estiver conversando com alguém, observe seu modo de falar, sua linguagem, sua postura. É bem provável que um insight criativo aconteça no meio de alguma observação.

FAÇA ALGUMA ATIVIDADE DIFERENTE DA SUA ROTINA: Estude de tudo, desde áreas de conhecimento com as quais se identifica, a outras que jamais pensou em conhecer. Quanto mais informação obtiver, mais bagagem criativa terá. Faça cursos de culinária, teatro, música, dança, etc... Aprender algo novo faz o cérebro exercitar a criatividade.

OUÇA MÚSICA: Ouvir uma boa música pode ser a chave para ter uma boa ideia. Procure, pelo menos algumas vezes, fazer disso um exercício mental: preste atenção em cada acorde, em cada batida, na harmonia dos instrumentos ou nas técnicas vocais do cantor. Analise a letra, as rimas, o sentido (muitas vezes subjetivo) de uma determinada frase. Às vezes, aquela música que você já ouviu centenas de vezes assume outro significado quando analisada mais de perto.

LEIA E ESCREVA: Quando lemos (principalmente histórias envolventes) nosso cérebro cria os cenários, as falas, as situações. Isso, por si só, já é o mais puro grau da criatividade. Tenha o alvo de ler pelo menos um livro por mês. Se não costuma escrever, tente fazer isso. Iniciar um diário, um livro de crônicas ou de poemas pode ser um ótimo exercício para sair da zona de conforto e criar.

COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL: Se você ficar com as ideias apenas na cabeça pode acabar esquecendo. Use o celular, um caderno ou qualquer coisa que você preferir e anote todas as suas ideias, assim você deixará o seu cérebro livre para criar outras.

ANÁLISE: Um ótimo exercício quando vamos ao shopping ou ao supermercado: quando se deparar com uma vitrine ou uma embalagem de algum produto, analise suas características. Não tenha medo de colocar seu senso crítico para funcionar. Pense no que faria de diferente para mudar aquilo que analisou, seja para dar um aspecto mais interessante, para “despoluir” o visual, ou mesmo para chamar mais atenção do público-alvo.

APROVEITE MOMENTOS DE ÓCIO: Convenhamos: ninguém é ativo todo o tempo. Existe aquele momento em que seu único desejo é… fazer nada! Quando isso acontecer, saiba tirar proveito dessa situação. Já ouviu falar de “ÓCIO CRIATIVO”?
Navegar aleatoriamente na internet pode te fazer descobrir algum site útil. Rabiscar em uma folha de papel enquanto ouve sua banda preferida pode servir para organizar seus pensamentos e gerar boas ideias. Bater papo com um amigo pode despertar ideias fantásticas.
Seja qual for a atividade que você faz quando quer mergulhar no ócio, esteja sempre preparado para “fisgar” novas ideias, até mesmo nessas situações.

Então, viu como é fácil? Agora é só praticar. Até a próxima dica.

FONTES: EXAME.COM
DESIGNERD.COM
COMUNICACAOETEDENCIAS.COM